quinta-feira, 31 de maio de 2007

O frio esquenta as vendas e mostra quem é quem!

Finalmente... demorou mais chegou!
Apesar de toda a propaganda sobre o real aquecimento global, o tão esperado frio veio e com ele o aquecimento das vendas.
Os veiculos de comunicação detonaram as vendas de inverno. Os meses de fevereiro, março e abril foram terríveis. Nestes meses, o atacado de confecções costuma faturar com as compras antecipadas dos lojistas para as montagens de vitrines da nova coleção. Mas este ano, pelo que pude observar e sentir, os lojistas não vieram com antecedência e esperaram até o último momento para realizarem as suas compras.
O frio tarda mas não falta. Chegou com uma intensidade grande, fazendo com que os lojistas corressem desesperados em busca de peças mais pesadas para abastecerem seus estoques e aquecerem as suas vendas.
Estranho é ver os lojistas desesperados por produtos de inverno enquanto no atacado, grande parte das lojas já tem produtos de verão; porque embarcaram na onda do aquecimento global, porque acreditaram que não se ganha mais dinheiro com inverno...
Azar de uns, sorte de outros que mesmo com toda a propaganda contrária, acreditaram e investiram na coleção de inverno. Estes sortudos estão colhendo os frutos desta onda de frio "histórica" em pleno outono, que faz gelar o tempo, mas que tem esquentado os negócios, equilibrando os caixas e gerando receitas que com certeza, farão surgir uma coleção de verão ainda melhor.
Aos azarados ou pessimistas, resta olhar através de suas vitrines de verão completamente fora de época o sucesso daqueles que ainda acreditam que existem quatro estações no ano.
Mais do que nunca, está valendo a máxima:
"Retail is Detail".

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente ele tarda mais naum falta , o que ainda falta é a coragem de alguns acreditarem que esse frio veio pra ficar e o varejo alavancar de uma vez , sabemos que esse tempo ajuda muito , o que precisamos é nós primeiramente acreditarmos nele e colocar na cabeça dos clientes isso fazendo com que eles acreditem e comprem a coleção inverno no inverno !

THIAGO SILVA disse...

Essa situação de mercado só nos mostra uma característica do brasileiro em ser imediatista e desorganizado quanto a administração de seu negócio. A dois meses atrás o comércio varejista ensinuavam ser o pior período de inverno de todos os tempos devido a mídia e hoje, nos deparamos com um dos melhores períodos!!! Para explicar esse fato não precisamos de muito tempo para pensar, e sim o tempo suficiente para analisar o histórico do seu negócio e seguir um planejamento, sendo racional, não preciptando em tomar atitudes equivocadas como liquidações e pré-lançamento de verão, que ocorreu na primeira quinzena do mês de maio para algumas lojas.