quinta-feira, 6 de março de 2008

Metas como ferramenta de gestão!

“ Mire em nada e você acertará! ” – Anônimo.

Esta frase fez, e ainda faz parte de um número bastante significativo de empresas de varejo.

Nos últimos 22 anos (período em que atuo junto ao varejo), foram inúmeros os casos de empresas que não tinham a mínima noção de onde estavam seguindo e o porquê de continuar a seguir.
Compravam porque vendiam ou porque esperavam vender. Mas nunca se perguntaram: “quanto?”
O quanto desejavam vender?
O quanto tinham de capacidade para vender?
O quanto precisariam comprar para realizarem a venda?
O quanto tinham que ter de estoques?
O quanto queriam lucrar?

Pois bem, várias dessas empresas fecharam as suas portas por incompetência dos seus gestores. As que sobreviveram, de certa forma, tiveram que aprender a lidar com ferramentas de gestão jamais pensadas por seus próprios gestores.

Uma “ferramenta de gestão” que fez, e faz muita diferença, é a “política de metas”. Traçar metas, significa apontar uma direção, focar o alvo que se pretende atingir.
No varejo, ao traçar as metas de venda, são criados vários subsídios para se traçar uma série de outras metas, que somadas, viram um verdadeiro “balanced scorecard”, pois é possível medir o desempenho destas metas e suas conseqüências.

Nos últimos quatro anos, tenho desenvolvido um plano de metas audacioso na empresa em que trabalho. O desenvolvimento deste trabalho tem impulsionado um crescimento profissional muito intenso nas equipes.
Pratica-se meta, persegue-se a meta, remunera-se por meta, respira-se meta!
Tornou-se um hábito estressante, porém valioso na busca e realização dos resultados. Tal e qual ouvi de um consultor há um tempo atrás: “ Em uma empresa o que não pode ser medido com números, não é importante! ”, óbvio que este é o extremo da análise, mas tem fundamento.

Meta tem a ver com objetivo, e o objetivo de todas as empresas de varejo é o lucro.

Varejo sem metas é loteria!

Boa sorte!

5 comentários:

Unknown disse...

A política de metas dentro de uma empresa faz toda a diferença, faz com que a equipe não fique apática, faz com que os profissionais busquem novas ferramentas, novas idéias. E quando a meta é atingida...a sensação de missão cumprida é ÓTIMA!!!!
Parabéns pela matéria, e admiro muito seu trabalho!!!

Unknown disse...

A política de metas dentro de uma empresa faz toda a diferença, faz com que a equipe não fique apática, faz com que os profissionais busquem novas ferramentas, novas idéias. E quando a meta é atingida...a sensação de missão cumprida é ÓTIMA!!!!
Parabéns pela matéria, e admiro muito seu trabalho!!!

Anônimo disse...

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andre luiz ranieri disse...

Mauricio, metas, matas, metas, "amo" esta palavra... E acho que ela me ama tambem, só não sei se os números que vem com ela me agradam. Estou em tom de brincadeira, mas acho que além de uma politica de metas, deveríamos ter tambem uma política de cargos, pois ja que medimos e somos medidos por metas, deveriamos crias algo a mais para quem tem vontade de crescer. Parabéns, pois admiro sua forma de escrever.

THIAGO SILVA disse...

Estamos acostumados a trabalhar sob pressão das metas e se ela não existisse talvez não trabalharíamos com a mesma energia, motivação... A meta serve com um termômetro para saber se estamos nos saindo bem ou mal ao avaliarmos nossos resultados e afirmo que com as metas, consequentemente virão as recompensas!! Ouvi em uma palestra: Gente é igual RECO x RECO (reconhecimento x Recompensa) para manter um administrador motivado em perseguir suas metas, é necessário reconhecer os méritos e recompensá-los, caso o alcance.
Aprendi a trabalhar com metas com um grande profissional e carrego comigo por onde eu vou.
Abraços