quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mudanças urgentes!

Já faz algum tempo que o Estado vem concedendo reduções de aliquotas para a industria e isso tem impactado significativamente no resultado do varejo.
A chamada operação de crédito e débito tem ficado cada vez mais onerosa para o varejo. Antigamente creditavamos 18% ou 12% de ICMS nas nossas compras, e debitávamos normalmente 18% nas nossas vendas, mas rotineiramente o Estado vem concedendo reduções das aliquatas para indústria e o crédito tem ficado cada vez menor. Muitos poderiam dizer que esta diferença poderia ser repassada para o consumidor, mas na pratica não é assim que as coisas funcionam. Os consumidores amadureceram e não pagam mais qualquer repasse que seja necessário, a concorrência continua feroz e muitas vezes desigual e as contas estão cada dia mais dificeis de serem equilibradas. Quando analisamos alguns balanços de algumas empresas de varejo, constatamos que o lucro líquido da operação fica entre 3% a 5%, com esta redução nos créditos de ICMS o lucro líquido tende a desaparecer, isso se não apresentarem prejuízos.
Ora, todos sabemos o quanto o varejo emprega neste país, e o quanto ainda empregará. O varejo não suporta este desiquilibrio de impostos...
Está mais do que na hora de mudanças! 

Nenhum comentário: